BRT – ÁREA CENTRAL


Em virtude de estarem implantadas em uma área central onde estão presentes edifícios Ecléticos e Art Déco tombados pelo Patrimônio Municipal, o princípio utilizado para as estações foi de leveza e transparência. Para isso utilizou-se o vidro para os fechamentos laterais e inserções na cobertura. Dessa forma, temos dentro da estação uma perfeita visualização do entorno. A identidade visual de cada uma delas será realizada através da diferenciação de cor em uma leve plotagem adesiva com temas geométricos nos vidros.

A cobertura, em forma de curva livre, foi projetada prevendo balanços em locais estratégicos, protegendo o usuário no momento do embarque e desembarque e dificultando que chova dentro da estação. Esta forma gera também movimento à estação, tendo em vista a sua linearidade.

Como cada estação tem três paradas – sempre alternadas – a sequência de implantação delas foi feita considerando que a lateral com duas paradas para ônibus também alternará. Esta lógica reforça a movimentação que a curva das coberturas cria, pois seguindo o trajeto do ônibus na pista, após passar por uma estação onde a borda da cobertura tem uma curva mais suave e central, abrigando uma parada, sucederá uma estação com borda em duas curvas mais movimentadas, que abrigam duas paradas.

Para permitir maior leveza e maior entrada de luz natural, foram projetadas bordas variáveis com a inserção do vidro. A seção da estrutura da cobertura é constante ao longo de todo o seu desenvolvimento, variando apenas o revestimento, ora vidro, ora painel de alumínio composto com núcleo isolante térmico e acústico. A cobertura é solta dos fechamentos laterais permitindo a entrada e circulação de ar dentro da estação.

Estão previstas ao longo das avenidas 06 estações com dimensionamento interno de 87,0m. O piso é elevado 0,95m a partir da via, coincidindo com a altura dos pisos dos ônibus. Dessa maneira, não há desnível entre eles, o que proporciona maior rapidez de embarque e conforto ao usuário. O acesso é realizado através de rampa em uma das extremidades, e escada e plataforma elevatória na outra.